segunda-feira, 30 de julho de 2007

Terceiro Dia

Após meu segundo dia de trabalho, vi que logo deixaria de ser o filho e passaria a ser o pai. Como meu velho, meu tio e toda uma orda cansada de senhores, cheguei em casa, jantei, tomei um banho e fui para cama, para acordar no outro dia e retornar ao trabalho.

No terceiro dia, o trabalho já se tornou minha rotina, meus pensamentos, minha mísera vida... Não restou tempo para divagações, reflexões, nenhuma arte. Porém um outro segredo do trabalho e o perído de ócio que se desperdiça durante o expediente, conhecido principalmente nas repartições públicas. Aquele horário entre os 45 minutos antes do horário do almoço, o horário do café, a última hora do dia e todo o tempo que se disfarça estar comprometido na frente do computador. Foda. Trabalho é algo engraçado.

Meu primeiro emprego foi como office boy de um escritório contábil. Meio periodo, da uma e meia até as cinco da tarde. Todo começo de mês era corrido. Recolher as notas fiscais e contas dos estabelecimentos para fazer os cálculos. Isto ia até o dia 5 de cada mês. Sete ou nove para os atrasados. Ao mesmo tempo entregava os bilhetes do Darf, o imposto que vencia no dia 10. Dia 15 era epóca de recolher as mensalidades. Dai para frente, tudo era baba. As vezes passava o dia todo coçando o saco, ai a solução era buscar um pão na padaria, ou descer até mais embaixo, em outra padaria, onde meus amigos passavam a tarde jogando baralho. Isto é outro ponto interessante. Por que todo aposentado gasta o seu tempo em uma mesa de baralho? Trabalho e baralho, apesar da rima, definitivimante não caminham juntos, até criarem esta mania de pôquer in loco ou on line. Se funciona não sei. Sei que existe um cara no Rio que ganha a vida com isto.
Lá na padaria onde eu passava o tempo também existia uns caras que tentavam a vida apostando em uma mesa, mas geralmente eles haviam largado tudo pelo jogo, levado bicas na bunda de seus patrões e de suas esposas. Trabalho, baralho, caralho. Estão vendo? Está tudo as picas, catso! Acho melhor fazer como o velho Buk e jogar nos cavalos.

Nenhum comentário: